sexta-feira, 6 de março de 2009

As boas vindas



O que é a ciência? E o que a filosofia tem a ver com ela? Primeiramente, podemos até pensar que uma não tem nada a ver com a outra, porém, as duas se complementam, e até podem ser interpretadas como uma coisa só.

A Filosofia surgiu na Grécia, e era como a reunião de todas as ciências que temos conhecimento atualmente. Os gregos tinham a necessidade de criar uma forma de conhecimento que explicasse os fenômenos naturais que eles observavam ao longo dos dias, para isso foi criada a chamada Filosofia Natural.

Hoje em dia, sabemos que existem inúmeras ciências, das quais damos o nome, por exemplo, de química, física, antropologia, política, etc; no entanto nomes que designam áreas do conhecimento tão diferentes umas das outras, apenas nos remete àquela Filosofia Natural dos gregos, onde todo o conhecimento era um só, e ainda continua sendo.

Dentro da ciência moderna e contemporânea, encontramos muitas transformações e contradições. O nosso senso comum, algo como a nossa “linguagem cotidiana”, nos restringe e faz com que acreditemos em algo falso, mas que em sua essência ela se mostre o contrario. Um belo exemplo disso é a nossa primeira impressão que temos quando olhamos o movimento do sol no decorrer de um dia, vemos aquela imensa luz cruzar o céu, começando ao nascer e terminando ao por do sol. Se não tivéssemos nenhuma instrução física e astronômica de como aquilo realmente acontece, certamente iríamos prever que o sol gira em torno da Terra, quando essencialmente o mecanismo é inverso.

Dentro desse conceito de senso comum, temos ainda a visão, de que todo o cientista, ligado às ciências exatas, tem que ser de alguma forma parecido com aquela imagem que temos do Einstein: cabelos desarrumados, cara de louco, solitário e incompreendido; no entanto, essa interpretação melancólica, e até certo ponto romântica, não tem efeito nenhum dentro da realidade.

Ao longo da construção desse blog, irei tratar de temas centrais como estes e tantos outros relacionados, não unicamente com a física e a filosofia, mas com todas as outras ciências.

Boa filosofia a todos!

Um comentário:

  1. Olá Natalia
    gostei da introdução.
    Mostre seu blog para o Walmir de HF. Acho que ele vai gostar.

    ResponderExcluir