sexta-feira, 13 de março de 2009

O início ocidental


A palavra Filosofia é grega e tem como significado algo como “amizade pela sabedoria” (Philo= amizade e amor fraterno; Sophia= sabedoria). Atribuiu-se originalmente, a Filosofia ao mundo grego, entretanto, isso não significa que outros povos da Antiguidade não desenvolveram formas de sabedoria como os mesmos, porém por questões históricas e de colonização do mundo ocidental, temos hoje, por base primordial a Filosofia dos gregos.

Esses “amigos da sabedoria”, inicialmente, não imaginariam que seus pensamentos se tornariam logo, uma ciência. Foi a partir de observações corriqueiras da natureza e do ambiente que os cercavam, que esses pensadores elaboraram ideias e questionamentos fundamentais para o nosso mundo contemporâneo. Filósofos tão popularmente conhecidos, como Pitágoras, Platão e Aristóteles, começaram a perceber que suas observações cotidianas não eram facilmente explicadas apenas com fundamentos míticos dos seus deuses. Com isso, os pensadores começaram usar métodos racionais de conhecimento e elaborar abordagens sintéticas e que podiam ser repassadas como ensinamentos para as próximas gerações. Nascia aí a Filosofia.

Alguns sábios da época grega vieram na modernidade, a serem chamados de físicos, alguns deles são: Tales, Demócrito, Pitágoras, Arquimedes e Platão, que deixaram um grande legado não apenas para a física, mas para todas as ciências exatas.

A busca por uma verdade única que explicasse todas as coisas do mundo era uma questão que de certo modo, atormentava as mentes desses sábios e era também a grande impulsionadora da criação de modelos e teorias que explicassem nosso mundo visível. Havia contradições e coincidências entre os pensadores, contudo, todos deixaram sua contribuição para as transformações que se seguiram, ao longo dos séculos, no âmbito científico.

Dentre todas as contribuições da filosofia grega, podemos destacar: a ideias de que o conhecimento deve encontrar leis e princípios universais, que a natureza segue uma ordem necessária e não casual ou acidental, que as leis e princípios podem ser compreendidas pelo nosso pensamento, que nosso pensamento racional também opera conforme leis e princípios e a ideia de que o homem aspira ao conhecimento, tal como à sua felicidade.

Todas essas contribuições foram conservadas e revitalizadas na modernidade em leis e teorias como as de Newton e as de Einstein. É importante, também, nos afirmarmos na concepção de que a ciência, assim como a física, nunca evoluiu, mas transformou-se ao longo dos tempos. Nossa ideia de evolução restringe e até anula o que se pensou até aqui, foi à transformação da ciência, o desenvolvimento diário das leis e princípios que nos possibilitou entender e chegar a esse ponto do nosso conhecimento científico.

Boa filosofia a todos!


“Nada parece no Universo: tudo o que acontece nele não passa de meras transformações”.
Pitágoras.



Texto com base no livro “Convite à Filosofia” de Marilena Chauí
Imagem por William Blake, “Newton”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário