domingo, 5 de abril de 2009

Vedas


Não se sabe precisamente quando a história indiana realmente teve início, porém, por volta do quinto século antes de Cristo, a ioga e a sanquia já eram os sistemas filosóficos da cultura hindu dominante na época. Buda (Sidarta Gautama), originou o movimento budista que pregava em sua ideologia o amor, a bondade, a solidariedade e a compreensão. Comunidades instaladas no sul da Índia começaram a praticar a propriedade privada e a atividade pastoril. Alexandre, O Grande, conquistou diversas regiões correspondentes ao noroeste do território, que mais tarde foram reconquistadas por outras tribos, formando dinastias e novos modos de governo. Nessa época, o budismo se expandiu para além dos territórios indianos e os gregos migraram para a região central do país, tomando contato com a cultura da região e influenciando filósofos indianos com suas teorias e descobertas. Dessa maneira, se formava um povo e um país que continha e contém visões totalmente amplas e diferentes do nosso mundo ocidental.

Foi nessa construção territorial, que diversas teorias, de certo modo parecidas com as dos gregos surgiram. Algumas dessas teorias aparecem na literatura dos Vedas que conta grande parte do desenvolvimento da ciência dos povos indianos da época. É dos livros Védicos que aparece a concepção cosmológica hindu de que o Universo é cíclico, que obedece a períodos de criação e destruição e é muito velho. A ciência indiana na antiguidade surgiu com assuntos totalmente práticos. Os hindus fundiam ferro para a construção de pilares gigantescos, conheciam a cerâmica, a tinturaria, a fabricação de vidro e a manufatura de pigmentos; porém, todos esses trabalhos e conhecimentos não proviam de uma teoria formulada por eles, os hindus procuravam nas necessidades do cotidiano buscar meios de construir estes produtos. Mais tarde, os hindus e os budistas adotaram a alquimia como fonte de trabalho, concentrando-se na importância do mercúrio porque acreditavam que esse elemento, de alguma forma, poderia se transformar em ouro. Além de toda a sua contribuição prática, os hindus formularam um pensamento que se aproximava de algumas ideias do atomismo grego de Demócrito. O atomismo indiano se firmava na concepção de que os quatro elementos fundamentais da natureza (terra, ar, fogo e água), eram formados por classes de átomos, sendo todos indivisíveis e indestrutíveis; havia, também, mais três classes de elementos encontrados em todo o Universo, o éter, e espaço e o tempo, sendo todos os três contínuos. Contudo, ainda havia outros três tipos de mentes que podiam existir no mundo e no próprio Universo, uma mente onipresente e a outra que é a do indivíduo humano.

Partindo para uma outra área, na física indiana, desenvolveram um conceito para explicar o movimento contínuo de um corpo, a qual chamaram de teoria do ímpeto. A teoria formulava que para um corpo adquirir movimento, este precisa de uma força que o coloque em movimento e que essa força seja a causa da velocidade do corpo, assim, para que esse corpo pare, ele precisa encontrar um obstáculo que ou reduza a sua velocidade ou a anule completamente, resultando em sua parada.

A ciência indiana vai além quando pensadores utilizaram um sistema de números binários e desse sistema formularam a ideia do número zero, porém encontraram grande dificuldade em desenvolvê-lo. Nas histórias de Brahmana e Purana e de Yoga Vasistha, foram encontrados indícios de que os indianos acreditavam que o tempo e o espaço não precisariam fluir numa mesma taxa de variação para diferentes referencias, porém essas histórias não fazem alusão à teoria da relatividade proposta por Einstein.

Partindo de uma análise mais profunda da criação “científica” indiana na antiguidade, pode-se perceber, nos pensamentos e nas teorias hindu, que a religião budista e a sua filosofia, tal como a divisão da sociedade em castas, permeou toda a ciência indiana. Entretanto, nem a filosofia e nem a religião, ou conjunto dessas duas, impediram que os indianos desenvolvessem uma ciência rica nos conceitos e nos detalhes e de profunda sofisticação para os parâmetros da época antiga.
Boa filosofia a todos!


Texto com base no texto de André Bueno do blog: http://indologia.blogspot.com/2008/04/qumica-e-fsica.html
e do livro: "História do Mundo"


Imagem retirada do blog:http://cafecomopiniao.blogspot.com/2008/11/filosofia-indiana-perodo-pico-pt-i.html

2 comentários:

  1. Nathy... seu blog e o melhor da sala.. SEM DÚVIDA!!!
    Adoro Budismo, adoro a cultura Indiana... Procure saber sobre a religião Indu e os Mitos da Criação... muito interessante.

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  2. olá!
    eu não conheço muito da cultura indiana mas a filosofia holística está muito próxima das idéias propagadas por físicos que estudam a mecânica quantica e sua influência no macroscópico. É bem interessante.

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